Tijolo ecológico – O que é e como isso beneficia a construção civil
A relação entre a sustentabilidade e a construção civil é uma questão cada vez mais importante para o dia a dia. Esse é um assunto que a Tation Engenharia leva muito a sério, por isso estamos sempre buscando novas tecnologias e informações dentro deste segmento.
Uma dessas importantes tecnologias é o tijolo ecológico, um tipo de material que está ganhando cada vez mais popularidade e se mostrando como uma excelente opção para economizar dinheiro, mão de obra e também insumos.
Os tijolos ecológicos, cujo o nome real é bloco modular de solo-cimento, são uma opção para quem procura materiais para uma construção com uma menor pegada de carbono. Segundo os fabricantes, essa solução tem a vantagem de acelerar a construção, reduzir o consumo de argamassa e aço, e gerar menos entulho no canteiro
Esses blocos de solo-cimento, são feitos com materiais que não exigem tempo de forno. Assim, eles não geram carbono durante a sua produção, que faz deles materiais ecologicamente corretos.
Além do tijolo de solo-cimento, existem também os tijolos feitos com reaproveitamento de resíduos.
Esses são os blocos fabricados com resíduos como cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, couro, borracha, materiais de descarte da maricultura e fibra de coco do babaçu. Com o reaproveitamento, o tijolo diminui o impacto ambiental causado pelo consumo inicial desses produtos, além de diminuir a matéria prima que é utilizada em sua própria composição.
Por fim, existem os tijolos de encaixe a seco, feitos de argila. Esse modelo é interessante por vários motivos. Além do uso da argila como material principal, ele possui uma superfície que permite o encaixe a seco, ou seja, sem a necessidade de argamassa.
Com isso, montar paredes, estruturas e acabamento apenas encaixando esses tijolos. Tudo sem a necessidade de ter um grande conhecimento sobre construção.
As vantagens do tijolo ecológico
O tijolo ecológico tem como sua principal vantagem a preocupação com o meio ambiente. Esse é um ponto importante dentro da indústria da construção civil, que é uma das indústrias que mais consome matérias primas e gera pegadas de carbono.
Mas além disso, esse tipo de material também oferece a vantagem de gerar muito menos resíduo, já que não é necessário a quebra de blocos para a parte estrutural. Também há uma diminuição no uso do cimento e dos moldes de madeira, podendo gerar economia no canteiro de obras.
Por ser mais fácil de construir e usar menos materiais, ele ainda aumenta a produtividade dos trabalhadores.
Desvantagens
O material possui algumas desvantagens. Uma das principais é a falta de disponibilidade do material, que é bastante difícil de encontrar no mercado tradicional.
A dificuldade em encontrar esse material, junto da novidade que ele traz para o setor, acaba o tornando uma opção de valor mais elevado. Isso pode tornar alguns projetos bem mais caros do que os que utilizam material de vedação tradicional.
Sempre reforçando o seu compromisso com o meio ambiente, Tation Engenharia busca se manter atualizada sobre as principais tendências de materiais para obras. Acesse https://tation.eng.br/ para saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos tornar o seu empreendimento realidade.