O que é a alvenaria estrutural?
Entre as muitas técnicas disponíveis dentro do setor da construção civil está a alvenaria estrutural. Essa é uma forma de construção em que a as paredes servem como parte estrutural do edifício, sem o uso de vigas e pilares para sustentação.
Assim, os blocos usados para as paredes fazem o papel de isolamento térmico, além de manter toda a parte estrutural do imóvel. E isso muda todo o sistema de concretagem durante a construção.
Essa não é uma técnica recente, ela já existe há um tempo, mas está ganhando força em todo o mundo nos últimos anos.
Diferenças entre a alvenaria tradicional e alvenaria estrutural
A alvenaria tradicional é essa com a qual estamos acostumados no dia a dia. A estrutura é garantida por pilares moldados por fôrmas de madeira, sendo este o método de construção mais utilizado pela indústria brasileira.
Nesse tipo de construção, os blocos são usados principalmente como material de vedação e separação de ambientes.
Já a alvenaria estrutural traz tanto o suporte da estrutura quanto a vedação em uma única etapa. Os próprios blocos são encaixados e fixados de forma que eles sustentem o próprio peso, além do peso de telhados e outras estruturas.
Os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica. Eles são vazados na vertical, e não possuem fundo.
Essas estruturas são bastante resistentes às ações externas, como vento e chuva, e é uma estrutura completamente segura.
As vantagens da alvenaria estrutural
Existem diferentes vantagens para esse tipo de construção, porém, a principal é com certeza a economia que essas obras oferecem. Por não utilizar vigas e colunas (que são sempre feitas com moldes de madeira), você tem uma economia da compra de materiais e dos insumos.
Outra parte onde é possível economizar é durante a instalação elétrica e hidráulica.
Na construção tradicional, depois que a parte estrutural do imóvel está construída, é preciso rasgar paredes e o chão para passar canos e conduítes. Estima-se que nessa etapa há um desperdício de 20% a 30% com materiais e mão de obra.
Esse tipo de alvenaria também gera menos entulho, tornando a obra mais sustentável, com menos consumo de matéria prima e menos poluição.
Por fim temos a agilidade e a rapidez de construção. A alvenaria estrutural exige menos etapas e pode ser construída com menos tempo.
As desvantagens da alvenaria estrutural
Esse tipo de construção também tem as suas desvantagens. A principal delas é a falta de flexibilidade uma vez que o projeto já está pronto.
Na alvenaria estrutural cada parede é responsável por garantir toda a estrutura. Sendo assim, não é possível quebrar paredes, nem ao menos fazer vãos sem antes consultar um engenheiro para analisar o projeto.
Até mesmo buracos para novos canos e tomadas precisam ser muito bem pensados na alvenaria estrutural.
Por isso, alterações futuras precisam ser pensadas logo na projeção inicial da estrutura. Isso exige mais conhecimento técnico e uma fase de planejamento mais minuciosa e bem pensada.
Outro ponto fraco desse tipo de construção é a necessidade de profissionais treinandos e familiarizados com essas estruturas.
Isso exige uma prospecção maior por profissionais que tenham conhecimento no assunto para evitar problemas. Há também uma limitação em relação à grandes vãos que sempre precisa ser levada em consideração.
A Tation Engenharia está sempre preocupada em levar para seus clientes os melhores produtos e técnicas do mercado! Com a gente o seu empreendimento está sempre em boas mãos. Acesse https://tation.eng.br/ e conheça mais sobre o nosso trabalho!