(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Dicas para manter uma obra dentro do orçamento

Home » Notícias » Dicas para manter uma obra dentro do orçamento

Dicas para manter uma obra dentro do orçamento

Dois pontos importantes para uma construção de sucesso são não extrapolar no prazo e não passar do orçamento inicialmente planejado. Isso pode atrapalhar bastante a reputação de uma construtora, sem contar os muitos prejuízos trazidos para os clientes. É importante saber se manter dentro do orçamento para garantir a satisfação total no final do empreendimento.

Pra garantir que uma construção não estoure o orçamento, é importante adotar processos que vão desde o planejamento até a execução e finalização!

Dicas para manter uma obra dentro do orçamento

Para manter a obra dentro do orçamento, a melhor dica é sempre prevenir ao invés de remediar. Por isso, o primeiro e mais importante ponto vai sempre ser o planejamento.

A importância de um planejamento completo ao fazer o orçamento

Planejar uma obra em todos os detalhes é a forma mais eficiente de não ultrapassar o orçamento estipulado. Existem construtoras que precificam a obra por metro quadrado construído, porém, essa não é uma boa maneira de orçar todo o empreendimento.

Cada obra é diferente e cada caso é um caso. Por isso, toda a equipe responsável deve se reunir para determinar todos os detalhes do projeto e chegar no orçamento mais próximo da realidade. Nesse ponto, é importante usar novas tecnologias para ter a melhor representação final do projeto. Erros de comunicação durante o planejamento causam retrabalho e alterações imprevistas que podem aumentar bastante o valor final da obra.

Lembre-se de sempre confirmar os atuais preços do mercado e de equipamentos com os fornecedores. Manter os preços atualizados é a única forma de garantir um orçamento mais próximo do resultado final, evitando que o valor informado seja mais baixo do que o que realmente vai ser necessário.

Quando o projeto é diferente do que a construtora está acostumada, é importante estudar casos parecidos para um melhor entendimento do projeto.

Esse planejamento e estimativa inicial deve ser o pilar de um orçamento e onde as principais decisões vão ser tomadas.

Garanta uma boa comunicação em qualquer momento

A falta de comunicação é a forma mais fácil de cometer erros. Com os erros vem os retrabalhos e isso aumenta consideravelmente o preço final da construção. A comunicação tem que acontecer durante todos os momentos, desde o planejamento até a execução. É recomendável que durante o planejamento inicial, também seja traçado um plano de comunicação para evitar problemas no futuro.

Outra importante recomendação é utilizar softwares de planejamento, como o Trello, para que todas as equipes acompanhem o avanço da obra em detalhes e não haja atraso em nenhum setor.

Na hora da execução, a comunicação tem que ser ainda mais objetiva e muito mais clara. É importante reportar todos os imprevistos e todos os problemas que podem ocorrer durante a execução.

Escolher bem os fornecedores

Qualquer problema com os fornecedores, seja atrasos ou problemas com os materiais, podem custar bastante no dia-a-dia do canteiro de obra e, no final da construção, acumular um grande prejuízo e atrasos, extrapolando bastante o valor estipulado para o orçamento.

Tente criar um relacionamento de confiança com seus principais fornecedores, isso garante uma comunicação com muito menos atrito e com muito mais objetividade, agilizando diversos processos que podem ser cansativos e desgastantes para a organização.

Planeje os imprevistos

Infelizmente, imprevistos sempre vão acontecer, não importa o quanto você se previna. Por isso, é importante pensar em tudo o que pode dar errado e em tudo o que você pode fazer para contornar a sua situação sem prejudicar demais o orçamento previsto.

Tente prever os possíveis motivos para a perda de tempo produtivo. Aproveite para realizar trabalhos com as equipes liberadas o quanto antes, assim, é mais fácil recuperar dias parados por causa de chuvas ou por outros problemas técnicos.

Antecipar esses problemas pode ser a diferença entre uma obra com orçamento e prazo estourado e uma construção entregue como o cliente pediu.

Esses são procedimentos adotados pela Tation Engenharia em todos os nossos empreendimentos, garantindo que a obra fique dentro do orçamento proposto, sempre cortando gastos desnecessários e agilizando a fluidez do trabalho.