Concreto Leve. O que é e quais as vantagens desse material.
O concreto leve, como o nome deixa a entender, é um tipo de concreto feito com técnicas ou materiais que diminuem o seu peso. Apesar de ser um tipo de concreto relativamente novo, ele está ficando popular em países europeus e nos EUA pelas suas vantagens.
Os métodos para a composição do concreto leve são vários. Porém, ele traz uma boa redução de peso. Enquanto o tipo tradicional do material varia entre 2.300 a 2.500 kg/m3, o concreto leve tem uma densidade que pode ser menor que 2.000 kg/m3.
Isso acontece porque alguns materiais tradicionais são substituídos por outros mais leves, por alterações na composição ou técnicas de areado utilizadas no concreto.
Existem diferentes tipos e concreto leve para a construção civil, cada tipo é usado para aplicações diferentes.
Vale lembrar que esse tipo de material não deve ser usado para concreto armado, nem em locais de muita carga. Por ser leve, ele tem a desvantagem de ser mais fraco do que a versão convencional.
Tipos de concreto leve
Existem diferentes tipos de concreto leve, cada um é mais recomendado para cada finalidade. Entre os principais tipos estão:
Concreto aerado – Como o nome já indica, esse concreto é aerado durante o seu preparo, adicionando bolhas de ar ao material. Por causa das bolhas de ar, ele pode ter uma densidade entre 1.000 e 1.200 kg/m³. Bem abaixo do concreto tradicional. Esse tipo é mais recomendado para o uso em preenchimentos e vedações em paredes. Não é recomendado para o uso estrutural e armações.
Concreto celular – O concreto celular apresenta densidades entre 300 kg/m³ e 1.850 kg/m³. Além de ser aerado, ele também conta com uma espuma em sua composição que ajuda a diminuir o peso. Esse tipo de concreto é usado principalmente para rebocos e também para o nivelamento de pisos e lajes. Ele é bem mais leve que o concreto comum, por isso, é ideal para aliviar a carga estrutural.
Concreto leve estrutural – Esse tipo de concreto tem como principal função o uso em estruturas leves, como grandes vãos ou projetos flutuantes. Ele facilita a redução de carga, diminuindo o estresse em cima dos apoios. Ele é feito através da substituição de materiais no concreto por insumos mais leves. Entre os principais usados estão o poliestireno expansível, argila expandida ou a vermiculita.
As vantagens do concreto leve para construção civil
O concreto leve, em todas as suas versões, é um excelente isolante térmico e acústico. Por isso, ele se apresenta como uma excelente opção para revestimentos e para isolamento.
As propriedades térmicas tornam essa opção excelente para prédios em áreas onde a temperatura varia bastante, ajudando a conservar calor e facilitar o controle de temperatura.
Isso torna o concreto leve um dos materiais utilizados para criar obras mais inteligentes.
Esse tipo de material também é mais durável do que o tradicional. Isso acontece porque o processo de cura interna é mais eficiente.
Desvantagens
Claro que esse tipo de material apresenta algumas desvantagens também. A principal é que, infelizmente, a produção do concreto leve é pouco difundida, o que torna a compra do material algo caro.
Além disso, há também a dificuldade em transportar o material através de bombeamento e também uma menor resistência à compressão.
Conclusão
O cimento leve é uma excelente opção para revestimentos. Apesar de suas desvantagens e de ser uma novidade dentro do mercado brasileiro, é uma tecnologia que vem ganhando espaço por fazer parte das técnicas inteligentes na construção civil.
Essas inovações são importantes para garantir uma indústria cada vez mais forte e sempre na vanguarda da inovação.
Esses são alguns dos valores que a Tation traz para os clientes que confiam nos nossos serviços, oferecendo novidades em materiais e técnicas.