Como evitar o desperdício de materiais em uma obra.
Evitar o desperdício é fundamental para que o canteiro de obra tenha uma fluidez muito melhor e que consiga alcançar os objetivos de prazo e orçamento impostos durante a organização.
Por aqui nós já falamos sobre o desperdício e demos algumas dicas de como você pode evitar esse problema.
Porém, hoje vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto e falar sobre como você pode evitar o desperdício de materiais, já que é um dos pontos onde mais se gasta dinheiro no canteiro de obra.
Desperdício de material na construção civil
Existem diferentes pensamentos que podem causar o desperdício e consequentemente atrapalhar consideravelmente o fechamento do orçamento final. Um desses principais pensamentos é tentar “prevenir demais”.
Isso acontece porque muitos tentam evitar a falta na obra e por isso compram materiais a mais, e isso acaba trazendo um grande desperdício.
Essa é justamente a nossa primeira dica!
Realize a compra exata
Existem uma série de cálculos que devem ser feitos na hora de organizar uma construção. É imprescindível que um desses cálculos seja a quantidade de material necessário para cada etapa da obra.
Para deixar essa organização ainda mais precisa, é possível que a organização utilize os projetos BIM quantitativos, altamente recomendados para a construção civil. Esses projetos são precisos e facilitam muito em escalas maiores.
É possível também fazer os cálculos à mão. Mas em grandes obras esse método pode ser inviável, já que é um trabalho muito grande e pouco produtivo.
Vale lembrar que durante essa primeira etapa de organização, é necessário especificar o material exato a ser utilizado. Utilizar materiais errados gera retrabalho e ainda mais desperdício.
Se preocupe com a armazenagem
Não é incomum o desperdício de materiais na construção civil por causa de má armazenagem. Para garantir que o material não se perca durante a armazenagem, é preciso sempre realizar o armazenamento de acordo com as recomendações dos fabricantes.
Madeiras podem empenar e acabar se tornando inúteis, o cimento e o cal endurecem quando em ambientes inadequados, tintas endurecem se forem deixadas abertas. Todo material precisa ser armazenado de maneira correta.
Materiais como cimento e argamassa devem ser guardados em ambientes secos e ventilados. Tubos de PVC, por exemplo, ressecam no sol e devem ser mantidos fora da exposição direta.
Sempre verifique o que o fabricante recomenda para o armazenamento.
Aliás, armazenar de acordo com o que o fabricante indica evita a perda da garantia. Ou seja, produtos com defeito podem ser trocados sem aumentar o custo da obra.
Cuidado com a madeira
Você sabia que a madeira utilizada na caixaria é um dos materiais mais desperdiçados na obra? Isso acontece não apenas por armazenamento inadequado, mas também por descuido no momento da compra.
Alguns milímetros a menos na espessura da tábua são o suficiente para perder grandes quantidades de dinheiro em grandes obras.
Ao comprar madeira para caixaria, sempre realize as medições devidas e tente realizar a escolha com maior precisão possível.
E a dica anterior também vale muito para esse material! Sempre armazene tábuas com bastante cuidado, longe da exposição do sol e longe da umidade.
Treine a equipe
Outro momento onde acontece muito desperdício de materiais é no manuseio. Desde o transporte do depósito para o local de uso até o momento da instalação. Esse é um problema ainda mais agravado nos materiais de acabamento.
Com isso em mente, a equipe precisa estar sempre treinada e pronta para lidar com cada material de maneira correta para evitar quebras.
A Tation Engenharia busca sempre entregar a melhor execução para os projetos de nossos clientes. Evitando o desperdício e também potencializado a produtividade da obra! Acesse https://tation.eng.br/ e conheça mais sobre o nosso trabalho.