(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Como aumentar a economia e eficiência no canteiro de obra.

Home » Notícias » Como aumentar a economia e eficiência no canteiro de obra.

Como aumentar a economia e eficiência no canteiro de obra.

Atualmente todas as indústrias estão em um cenário de alta competitividade. E isso não é diferente no setor da construção civil. Por isso é importante saber destacar a atuação no canteiro de obras para conseguir vencer a competição.

Uma maneira de se destacar dentre todos os concorrentes é através da eficiência. Outra maneira importante é através da economia.

Esses dois fatores juntos formam uma importante base para um canteiro de obras alinhado com as necessidades do atual setor.

A verdade é que, apesar de parecer que esses são dois fatores distintos, na verdade eles estão diretamente ligados. Quando falamos em canteiros de obras, a eficiência gera economia.

Um canteiro de obra em que funcionários trabalham sem eficiência, consequentemente gasta mais do que deveria, já que não vai estar trabalhando com a capacidade que deveria.

Isso pode acontecer por uma série de fatores. Desde o desperdício de materiais, retrabalhos, e até mesmo a falta de treinamento e preparo dos funcionários do canteiro de obras.

Como aumentar a economia e eficiência em obras

Confira algumas dicas que aumentam a economia e a eficiência em obras. Esses são alguns dos procedimentos que adotamos na Tation Engenharia para levar aos nossos clientes o melhor resultado em seu empreendimento.

Evitar erros através do planejamento

Poucos fatores são piores para uma obra do que os erros e a falta de planejamento. Isso faz com que a obra atrase, materiais sejam desperdiçados e recursos sejam mal utilizados.

Os erros acabam causando vários retrabalhos e isso aumenta consideravelmente o valor de uma construção. Muitas vezes sendo um dos principais causadores de problemas com o orçamento.

Por isso, a primeira coisa a ser determinada em uma construção é o planejamento total de diferentes fatores no canteiro de obras.

Durante o planejamento é necessário organizar o uso dos materiais, detalhes do projeto e da planta e até mesmo determinar como o canteiro de obras será organizado.

Durante essa etapa é necessário levantar o maior número de dados e informações para criar estatísticas exatas.

Uma equipe eficiente é mais do que fundamental para essa etapa.

Aposte em tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente em diferentes indústrias e é cada vez mais importante para quem quer agilizar trabalhos, aumentar a eficiência e a economia.

A tecnologia pode estar presente em diferentes pontos da construção civil. Desde o planejamento, que pode contar com o uso de aplicativos de organização até mesmo drones para mapeamento de solo e área.

O monitoramento também pode ser facilitado pelas muitas ferramentas tecnológicas. É possível utilizar sensores e os drones para um monitoramento em tempo real.

Isso aumenta a segurança do canteiro de obras, além da sua eficiência e economia.

Outros equipamentos de tecnologia podem ser usados para substituir certas etapas realizadas manualmente.

Com a automação de diferentes frentes de trabalho, erros são evitados e você garante mais economia para o canteiro de obras.

Utilize materiais inteligentes

Os materiais inteligentes estão ficando mais comuns no canteiro de obras. Porém, um que se destaca e que é utilizado pela Tation são as estruturas pré-fabricadas.

As estruturas pré-fabricadas trazem uma série de vantagens para as obras. Sendo as duas principais a economia e a eficiência.

A eficiência surge do ponto que, por não serem construídas no canteiro de obra, as estruturas possuem menos chances de terem erros de montagem.

As estruturas chegam prontas e são montadas por uma equipe especializada. Isso agiliza consideravelmente os procedimentos no canteiro de obras, além de economizar material e insumos.

A Tation Engenharia está sempre buscando levar para as construções em que atuamos eficiência e economia.

Para isso, adotamos todos os procedimentos e todas as estratégias e técnicas para garantir que tudo seja agilizado e otimizado para um resultado final superior.