O que é concreto protendido e quais as suas vantagens em obras.
A técnica de concreto protendido tem como principal objetivo garantir suporte e segurança em grandes vãos em longas estruturas. O seu principal uso atualmente fica por conta das pontes, mas ele tem aplicações interessantes na construção de estruturas comerciais, prediais e residenciais de grande porte. Essa técnica pode até mesmo diminuir o gasto na construção e o tempo da obra.
Conheça mais sobre essa técnica e como o concreto protendido pode ajudar em uma obra.
O que é o concreto protendido
O concreto protendido é uma estrutura que recebe uma pretensão na sua armação de aço de alta resistência. Essa tensão é feita no oposto do carregamento que a estrutura vai ter quando estiver em uso.
Por exemplo, se o concreto protendido vai ser usado em uma passarela, ele sofre tensão para “cima”. Dessa maneira, quando a carga final for colocada em cima da estrutura, ela vai ser empurrada para baixo. Isso garante que a estrutura não vai rachar quando for usada e também aumenta o tamanho dos vãos em que ela pode ser construída.
Quando se está construindo esse tipo de estrutura, é sempre considerado o concreto armado e o controle protendido. Ambos funcionam para suportar o peso, porém, o protendido oferece a vantagem de não apresentar rachaduras e trincados.
No caso do concreto armado, que não recebe um carregamento prévio, ele acaba sendo carregado e entorta. Enquanto a armação de metal é capaz de segurar o peso, o concreto ainda é tensionado, gerando diversas rachaduras na estrutura.
Pode se dizer que o concreto protendido já fica torto em seu estado natural, e quando é carregado ele endireita, sem prejudicar a estrutura de concreto. A imagem abaixo demonstra bem o funcionamento dessas estruturas:
- A) Concreto reforçado rachado após ser carregado;
- B) Concreto protendido antes de ser carregado;
- C) Concreto protendido após ser carregado, sem rachaduras.
Agora que sabemos melhor o que é o concreto protendido e como ele funciona, confira quais são as suas vantagens para a construção civil.
Principais vantagens do concreto protendido
A principal vantagem do concreto protendido fica por conta da segurança e da durabilidade estrutural que ele pode oferecer para a construção. Além de ser capaz de resistir de forma muito mais eficiente ao carregamento da estrutura, essas estruturas oferecem mais proteção também para o aço usado. Por não fissurar quando está em uso, o aço nunca fica exposto e consequentemente a oxidação das peças é minimizada ao máximo.
Veja algumas outras vantagens que o concreto protendido pode trazer para uma obra.
Mais economia e versatilidade
O concreto protendido exige o uso de concreto e aço de alta resistência, que são relativamente mais caros. Porém, há uma economia na quantidade em que o aço de alta resistência é usado. A estrutura de concreto protendido usa cerca de 1/3 da quantidade de aço que é necessária para uma estrutura do mesmo tamanho de concreto armado.
Mesmo com o aumento no preço do que é utilizado, a diminuição do material é capaz de gerar lucro em grandes construções.
Além da economia que é possível ser feita com a diminuição do material, também existe a possibilidade de criar estruturas diferentes e mais ousadas com o concreto protendido. Por isso a estrutura é tão usada em projetos arquitetônicos com detalhes diferenciados.
Construções mais rápidas
O concreto protendido pode ser feito fora do canteiro de obra. Como já falamos aqui no blog, as estruturas pré-montadas ou pré-fabricadas, quando feitas da maneira correta e com uma boa logística, podem acelerar bastante a construção de diversos setores.
Assim, é possível garantir menos atrasos na obra, o que consequentemente melhora o gerenciamento de todos os setores envolvidos e garante uma maior satisfação para o cliente final.
Com a Tation você encontra as principais vantagens do uso do concreto protendido, além da busca por estar sempre inovando dentro da construção civil, sempre com as melhores técnicas e estruturas!